Um dia no palácio de verão de Pedro, o Grande

Tempo de leitura: 3 min

em dezembro 22, 2021

Um dia no palácio de verão de Pedro, o Grande

Para elegância e sensação do velho mundo, São Petersburgo é de longe a melhor cidade russa. Se você for, uma visita a Peterhof, o palácio de verão de Pedro, o Grande, é obrigatória.

Peterhof

Quando Tanya e eu saímos de São Petersburgo para ir a Peterhof, eu estava de mau humor. Um batedor de carteira cortou o fundo da minha mochila e roubou minha câmera. A balsa que nos levava estava lotada e a criança adorável à minha direita tinha acabado de derramar seu sorvete na minha perna. Por que, eu deveria ‘. Meu humor logo mudaria.

Aparentemente, sentindo meu humor volátil, Tanya não disse uma palavra durante a viagem de 20 minutos na balsa. Quando saímos em um longo píer em Peterhof, ela agarrou minha mão e mais ou menos me puxou para o que parecia ser uma antiga estrada francesa. Este era, na verdade, o Grande Canal que conduzia a Peterhof.

O Grande Canal é uma via fluvial com dois caminhos cortando a lateral em direção a Peterhof. O canal corta uma área de floresta com árvores quase formando um teto sobre o canal. O ambiente está muito sereno, principalmente porque notei os sorvetes do outro lado do canal. Caminhando não mais do que um quilômetro, chega-se a Peterhof e a Grande Cascata.

A Grande Cascata tem um nome apropriado. É uma coleção de fontes e estátuas assentadas em níveis de mármore em camadas que se elevam até a frente do palácio. Depois de morar na Rússia por oito meses, estava acostumado a ver prédios monótonos e cinzentos de cinco andares. A explosão das cores ouro, branco e preto foi incrível e me fez pensar como a Rússia deveria ser antes do comunismo.

Depois de ficar boquiaberto com a Grande Cascata por quase uma hora, era hora de fazer um tour turístico pelo palácio. Obedientemente, ficamos na fila e conversamos um pouco com dois casais alemães atrás de nós. Comparado com o estado geral de decadência na maior parte da Rússia, não poderíamos ignorar o fato de que o palácio parecia estar em tão bom estado.

À medida que a excursão avançava, tive a sensação de que havia algo “estranho” no palácio. Para um local construído em 1715, Pedro, o Grande, parecia saber muito sobre eletricidade. Em particular, ele parecia ter planejado com bastante antecedência, criando algum tipo de estrutura de tubulação interna para os futuros cabos elétricos. Bem, ele era ótimo e talvez os poderes instituídos tenham se remodelado um pouco ao longo dos anos.

Infelizmente, um de nossos amigos alemães estava intrigado com a mesma coisa. Enquanto estávamos no segundo andar do palácio, Jan perguntou ao nosso guia sobre a anomalia. Ele perguntou isso na frente de nosso grupo de cerca de 20 pessoas, ou quais 75% eram russos. Ele perguntou com um forte sotaque alemão.

Nosso guia obedientemente respondeu que os alemães bombardearam Peterhof durante a Segunda Guerra Mundial. Peterhof foi completamente destruído. O palácio foi posteriormente reconstruído, o que explica seu toque moderno.

Houve uma daquelas pausas grávidas, que ocorrem nessas situações. Jan ficou completamente vermelho. Com pena dele, o guia turístico imediatamente iniciou uma discussão agressiva sobre uma imagem específica na parede enquanto nós, obedientemente, prestávamos atenção e fazíamos perguntas fúteis.

Estranhamente, o fato de Peterhof ser uma estrutura moderna não diminui muito a experiência. O palácio e as estruturas circundantes simplesmente parecem um palácio real. Com muitos palácios pela Europa, você tem a sensação de que a Disney estava de alguma forma envolvida na construção.

No Peterhof, há uma sensação definitiva de elegância, mas a elegância se mistura com a praticidade exigida pelo dia-a-dia. Em suma, você pode definitivamente imaginar Pedro, o Grande, vivendo lá no verão.


Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!